Fone.: + 55 55 3269-1038

E-mail: rosso@rosso.ind.br

Blog

A importância dos sistemas de ventilação e exaustão em ambientes industriais.

Ter um sistema de ventilação adequado dentro das empresas e indústrias é fundamental para manter o ar do ambiente controlado e livre de contaminantes e partículas nocivas à saúde dos colaboradores e visitantes que estão no local. A instalação deste tipo de controle é fundamental para preservar a saúde e a segurança do trabalho.

Caso esse sistema não esteja devidamente instalado, diversos problemas e desconfortos podem ser desencadeados, levando a situações negativas como aumento do número de faltas, mudanças de comportamento e temperamento, insatisfação com o trabalho e diminuição da produtividade dos trabalhadores. Além disso, poderá haver um aumento significativo da ocorrência de acidentes de trabalho.

Existem diversas normas regulamentadoras que tratam da qualidade do ar. São elas:

Norma Regulamentadora 15 (NR 15) – Atividades e Operações Insalubres;

Norma Regulamentadora 21 (NR 21) – Trabalhos a céu aberto;

Norma Regulamentadora 24 (NR 24) – Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho;

Norma Regulamentadora 36 (NR 36) – Segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados.

Todas essas normas visam garantir maior conforto térmico aos trabalhadores, preservar equipamentos e maquinários e conservar os produtos fabricados no local. Entretanto, o que muitos empregadores não sabem é que cada ambiente requer um tipo de ventilação diferente. Entenda cada um deles a seguir:

  • Ventilação natural
  • Ventilação geral diluidora

(https://www.rosso.ind.br/produtos/ventiladores/ventilador-exaustor)

  • Ventilação exaustora

https://www.rosso.ind.br/produtos/filtros-industriais/filtros-de-fumos-metalicos

https://www.rosso.ind.br/produtos/filtros-industriais/filtros-de-manga

https://www.rosso.ind.br/produtos/filtros-industriais/filtros-de-cartucho

Esse tipo de ventilação tem como principal objetivo garantir o bem-estar e a saúde nos ambientes, uma vez que assegura que a circulação do ar seja eficiente, eliminando ar quente e os contaminantes presentes no ar ao permitir que novos ares entrem no local. Isso ocorre devido a uma abertura feita no teto, nas laterais ou no piso, permitindo a incidência de ventos para que ocorra a movimentação do ar no ambiente.

A ventilação geral diluidora é utilizada para insuflar o ar em um ambiente de trabalho e/ou exaurir ar desse local, com o objetivo de minimizar a concentração de poluentes e contaminantes.

Um dos sistemas de ventilação mais eficientes na prevenção contra contaminantes (gases, vapores ou poeiras tóxicas) presentes nos ambientes ocupacionais, a ventilação local exaustora tem como objetivo capturar o ar contaminado para evitar que ele comece a prejudicar a saúde e bem-estar dos trabalhadores.

Ter um sistema de ventilação instalado no ambiente ocupacional é fundamental para que haja segurança e conforto no trabalho. Os principais benefícios da presença desse equipamento nos ambientes ocupacionais são:

Maior conforto térmico;

Aumento do rendimento e produtividade dos trabalhadores;

Diminuição no número de abstenção;

Melhora na qualidade do ar interno;

Diminuição e/ou eliminação dos agentes contaminantes e partículas nocivas;

Preservação dos produtos, maquinários e equipamentos;

Renovação do ar;

Diminuição do número de trabalhadores com doenças respiratórias.